As 5 funções necessárias para um Marketing Digital efetivo

Uma empresa tem cinco funções fundamentais dentro do Marketing Digital: ela precisa atrair visitantes qualificados, converter potenciais clientes em Leads (oportunidades de negócio), relacionar-se com pessoas em todos os estágios desse funil de vendas, fechar as vendas e, por fim, analisar os dados para otimizar a performance e garantir maior retorno.

tarefas do marketing digital

Vamos explicar brevemente cada uma destas funções:

Atrair

Sem uma boa atração de visitantes para o site, nenhuma outra etapa do funil faz muito sentido. Conseguir tráfego de qualidade é um dos objetivos mais comuns de quem começa a investir em Marketing Digital e também uma das maiores dificuldades.

Para colocar em prática essa atração é preciso produzir e otimizar conteúdo e comprar mídia.

Converter

Realizando da forma correta as atividades de atração, o tráfego está resolvido e é necessário seguir para o próximo desafio. O objetivo é fazer com que esses visitantes se tornem Leads, ou seja, pessoas que estão interessadas no seu negócio a ponto de oferecer o contato delas para sua empresa.

Uma mecânica efetiva de geração de Leads tem três pilares importantes: oferta (algo de valor a ser dado ao Lead em troca do seu contato), Landing Page (a página onde o Lead preencherá suas informações) e promoção (como você vai atrair e promover essa oferta).

Relacionar

Uma vez que sua empresa já tenha realizado as estratégias de oferta + promoção + Landing Page e, por consequência, já possua uma boa base de Leads, está na hora de gerenciar esses contatos e investir no relacionamento com os clientes em potencial para “esquentá-los” e aproximá-los do momento da compra.

Três grandes formas de se manter próximo e ter um bom relacionamento com o potencial cliente são Email Marketing, redes sociais e nutrição de Leads.

Vender

O time de vendas deve tratar os Leads gerados de forma diferente como trata nas prospecções tradicionais, já que muitas vezes esses Leads ainda não estão prontos para comprar a solução.

O ideal é que os vendedores mantenham uma postura consultiva e procurem ajudar o Lead a enquadrar melhor o problema e aos poucos desenhar uma solução, encaixando o produto ou serviço da empresa.

Analisar

A capacidade de mensuração é uma das grandes vantagens do Marketing Digital. Assim, a empresa consegue entender bem o quanto cada investimento tem trazido de resultados.

As métricas do funil de vendas – como o número de visitantes, Leads e oportunidades geradas – estão entre as mais importantes para analisar, exatamente porque mostram de forma rápida quanto o investimento no Marketing Digital está oferecendo de retorno para o negócio.

Depois desse primeiro nível, o ideal é entrar em cada fonte de tráfego e entender o quanto cada canal tem contribuído na geração de Leads.

Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/blog/marketing-digital-empreendedores/ – Por Jéssica Lipinski

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